Produtos

Aspas Leonardo Moura - Eng. Agr�nomo

"O Calopogônio se estabelece facilmente, a partir de semente e, em pouco tempo, forma uma densa massa de folhagem com 0,50 m de altura. Não persiste em regiões de escassa precipitação pluviométrica. Não resiste a sombra. É relativamente inapetecível pela quantidade de pêlos nos talos e nas folhas e, raras vezes, emprega-se como forragem; mas se cultiva em mescla com gramíneas. Fixa 3,8 mg N/dia por planta e 87% deste N está disponível para a planta."

Sobre a semente

O capim Calopogônio é uma leguminosa rasteira muito utilizada para forragem, ideal para o clima tropical úmido e quente, com crescimento inicial lento. É melhor aproveitada para pastagem em cultivo consorciado com gramíneas e pode ser utilizada sob a forma de adubo verde, feno e pastejo direto para equinos e bovinos.
 
A forragem de calopogônio aumenta a quantidade de biomassa e melhora a qualidade nutricional das pastagens, pois fornece nitrogênio para os capins, além de ser excelente fonte de proteína para os rebanhos.
 

Detalhamento técnico

Para visualização completa, role para a esquerda.
Nome científico Cultivar Nome vulgar Utilização Ciclo vegetativo Forma de crescimento Altura Fixação de Nitrogênio
Calopogonium mucunoides Comum Colopogônio Pastoreio, fenação e adubo verde Perene Rasteiro e trepador 0,2m 70 a 200 kg N/ha/ano
Fertilidade do Solo Precipitação pluviométrica
Baixa,Média e alta  
Digestibilidade Palatabilidade Teor de proteína na matéria seca Produção de forragem
Ótima Boa ( seco) 16 a 20% 4 a 5 ton ms/ha/ano
Tolerância à seca Tolerância à frio Umidade Resistência à cigarrinha
Alta Baixa    

Solicite uma cotação rápida