Produtos

Aspas Leonardo Moura - Eng. Agr�nomo

"O Humidícola é utilizada em diversos países e é conhecida também por Quicuio da Amazônia ou Capim Agulha. Tem bom comportamento em solos ácidos, com alta saturação de alumínio e baixa fertilidade, adapta-se a solos com textura de franco a argilosos e com alto nível de umidade, podendo ser plantada em várzeas. Tem uma velocidade de cobertura do solo bastante lenta, por apresentar dormência em suas sementes. Tolerância baixa a fogo."

Sobre a semente

O capim Humidicola é uma gramínea tropical, apomítica, perene, de hábito de crescimento semi-ereto a prostrado, os entre-nós superiores medem de 8 a 10cm de comprimento e os inferiores de 2 a 3cm, são glabros e de cor verde claro. Vegeta muito bem no período seco, é tolerante à cigarrinha-das-pastagens e o estabelecimento pode ser feito por semente, que é muito lento devido à dormência das mesmas, ou por mudas. 
 
Suas inflorescências são do tipo panícula racemosa, com 2 a 5 rácemos contendo espiguetas compostas por dois flósculos, sendo que apenas um é fértil e capaz de produzir um fruto seco indeiscente, denominado ‘cariopse’. Agronômica e comercialmente, a espigueta contendo uma cariopse é denominada ‘semente’.
 
 

Detalhamento tcnico

Para visualizao completa, role para a esquerda.
Nome científico Cultivar Nome vulgar Utilização Ciclo vegetativo Forma de crescimento Altura Fixação de Nitrogênio
Urochloa humidicola Humidicola Humidícola / Quicuio Pastoreio e fenação Perene Estolonífero < 1m -
Fertilidade do Solo Precipitação pluviométrica
Baixa Média >700 mm
Digestibilidade Palatabilidade Teor de proteína na matéria seca Produção de forragem
Boa Boa 3 a 06% 8 a 10 ton ms/ha/ano
Tolerância à seca Tolerância à frio Umidade Resistência à cigarrinha
Alta Média  Alta Tolêrancia Resistente

Solicite uma cotao rpida