Voltar

Integração Lavoura – Pecuária

  • Integração
  • Publicado em 09/12/2011

Em nossos pais, 90% do alimento usado pelos bovinos são provenientes da forragem. Além de viabilizar o suprimento de proteína animal, dada a ampla extensão, as áreas pastoris devem desempenhar o papel de depósitos ou sequestradores de carbono como forma de atenuar o efeito estufa e a tendência de aquecimento do planeta. Para tanto, há que se manejarem pastagens para que sejam estáveis e persistentes, bem como proceder à rápida recuperação da sua capacidade produtiva.

O manejo do pastejo possui um grande impacto sobre a grande maioria dos processos envolvidos em sistemas de exploração de pastagem, influenciando não somente o crescimento e a morfologia das plantas assim como os nutrientes do crescimento das pastagens.

A degradação da pastagem não leva somente a perda financeira, mas também acarreta prejuízos ao meio ambiente. Uma das formas de diminuir o custo financeiro e a degradação ambiental é a integração entre lavoura e pecuária, em especial com o milho em plantio direto; sendo feito a semeadura simultânea da cultura do milho e da braquiaria, ou até mesmo aproveitando o potencial da semente forrageira.

Para se produzir uma integração entre lavoura e pecuária é necessária planejar bem a propriedade, de maneira que se rotacione as áreas até que todo o espaço seja renovado pelo consorcio milho-braquiária.

Integração lavoura pecuária permite reduzir os custos de formação da pastagem, já que em uma época o gado se alimenta, já em outra a colheita de um produto que poderá ser vendido mais tarde ou mesmo se tornar alimento de outros animais.

Antes de realizar a integração lavoura pecuária, existem técnicas a serem adotadas:

1)   Análise do solo

2)   Correção do solo

3)   Dessecação

4)   Calibragem e regulagem do pulverizador

5)   Escolha das culturas a serem consorciadas e onde adquiri-las

6)   Escolher época do plantio

7)   Adubação do plantio

8)   Plantio (espaçamento e densidade do plantio)

9)   Plantio da braquiaria

 

O plantio pode ser realizado utilizando enxadas ou mesmo plantadeiras acopladas ao trator, em cada situação de plantio é realizada uma regulagem.