Voltar

Como usar técnicas agronômicas para recuperar solos do Cerrado e aumentar a produtividade das lavouras

  • Integração
  • Publicado em 28/11/2016

O Sistema ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta) não é uma novidade, mas sim uma evolução da Agronomia e da Agricultura como um todo. Ao permitir até 4 plantios por ano, o mesmo se mostra uma das técnicas agronômicas mais efetivas para recuperar solos do Cerrado e aumentar a produtividade das lavouras.
 
O sistema ILPF foi desenvolvido por João Kluthcouski, cientista agrícola da Embrapa Arroz e Feijão, que fica em Santo Antônio de Goiás, onde a técnica foi desenvolvida e aperfeiçoada em diversas fazendas. Basicamente, o sistema recupera solos degradados e oferece ao produtor rural quatro safras por ano, além de ajudar na produção agropecuária.
 
O sistema ILPF
 
O sistema consiste no consórcio de cultivos anuais, como soja, arroz, milho e sorgo, com plantas forrageiras, como a grama braquiária, por exemplo. Assim, ao alternar as lavouras, o pasto fica recuperado, já que em determinado momento é feito o plantio da soja, seguida pelo plantio do milho e da forragem, por exemplo. No caso exemplificado, com o milho colhido, a forragem abastece o solo com os nutrientes, principalmente nitrogênio, depois que o gado faz a limpeza do terreno, mantendo a fertilidade do solo. Dessa forma, a produção da safra é incentivada e o solo tem fertilidade para o próximo plantio, ao passo que o gado tem engorda.
 
Além de incentivar a produção, o sistema também incentiva a recuperação do solo no Cerrado. Após seis ou sete anos de repetição do processo, é possível manejar o elemento florestal que está abastecido de CO² e colhido durante os anos de manejo as outras áreas.
 
Atualmente, não existem dados oficiais que indiquem qual o tamanho da área que utiliza do sistema de técnicas agronômicas para recuperar solos do Cerrado e aumentar a produtividade das lavouras como o ILPF, porém estima-se que 3 milhões de hectares são manejados de acordo com o sistema.
 
A Sementes Santa Fé é referência na produção e comercialização de sementes forrageiras, principalmente nas regiões Centro-Oeste e Norte do país. Além de fornecer produtos de qualidade, a empresa tem uma preocupação especial com a preservação do meio ambiente. Para saber mais, entre em contato conosco ou solicite sua cotação.