Voltar

Conheça os principais tipos de capim para gado

  • Sementes
  • Publicado em 21/06/2017

 Alguns fatores estão diretamente ligados ao sucesso da pastagem e da qualidade do gado, como a genética, o manejo e a alimentação animal. O pasto é a base da produção do rebanho bovino e por isso é preciso escolher o capim mais adequado a cada clima para suprir as necessidades energéticas, de vitaminas, proteínas e minerais. Para escolher o melhor para o seu espaço, conheça alguns dos melhores tipos de capim para gado.

Tipos de capim para gado

O tipo de pastagem influencia diretamente no tipo de capim, pois as necessidades são diferentes para pastagens destinadas à cria, recria e engorda de bovinos. Confira abaixo alguns tipos de capim para gado e escolha adequadamente o melhor para seu pasto.

·         Brachiaria decumbens

São indicadas para pastos com média e baixa fertilidade, sendo uma das espécies mais plantadas no Brasil. Ela colabora com as erosões, além de ser resistente ao pouco índice hídrico do solo. É indicada para o sistema de cria, recria e engorda, pois aguenta bem o pisoteio e permite os primeiros pastejos depois de 90 dias.

·         Brachiaria humidicola

Tem característica de tolerância a seca e bom desenvolvimento em solos de baixa e média fertilidade. Apesar de não ter uma produtividade muito boa, é tolerante a alagamentos e solos encharcados e indicada para manejos intensivos, podendo receber animais de 120 a 150 dias após o plantio.

·         Brachiaria ruziziensis

Apresenta boa produção, tem alta suscetibilidade à cigarrinha e tem sido largamente usada para fazer palhada em cultivos de soja.

·         Tobiatã

A planta pode atingir até três metros de altura, tem alto índice de produtividade em climas tropicais e subtropicais e tolera por muito tempo as altas temperaturas. Se adapta principalmente em solos de terra firme, bem drenados, profundos e de boa fertilidade. Não recomendado para solos argilosos.

·         Tanzânia

É um capim exigente em fertilidade do solo e tem boa capacidade de rebrota, respondendo bem à adubação. Possui excelente utilização em pastoreio fenação, média tolerância à seca e ao frio. O potencial produtivo depende do nível de fertilidade do solo. Tolerância média a cigarrinhas e baixa a encharcamento.

·         Capim Mombaça

É uma alternativa para áreas de solos com alta fertilidade, sendo indicada na diversificação das pastagens. Mediamente resiste a cigarrinha e grande produtor de matéria seca foliar.

A formação de boas pastagens exige cuidados e a escolha da boa forrageira é fundamental para gerar melhores resultados, tanto para produção de leite, quanto para o gado.

Você encontra diversos tipos de capim para gado na Sementes Santa Fé. Para mais informações, acesse o site e conheça nossos produtos.