Recuperação de pastos degradados: entenda a importância dessa prática
Apesar da grande evolução no setor pecuário brasileiro, atualmente esta área enfrenta um grande passivo ambiental. Essa situação resulta em um grande desafio para soluções para recuperação de pastos degradados.
OS IMPACTOS E POSSIBILIDADES DAS SOLUÇÕES PARA RECUPERAÇÃO DE PASTOS DEGRADADOS
Estudos indicam que aproximadamente 100 milhões de hectares de pastagens encontram-se classificados em níveis forte e muito forte de degradação. A soma final das pastagens no Brasil é de 172 milhões de hectares, dos quais 30% estão em níveis leves a moderados de degradação e apenas 20% dos campos estão em bom estado.
Porém, um dos maiores desafios é também uma grande oportunidade de crescimento exponencial da produção, já que, uma vez adotadas as estratégias de recuperação de pastos degradados, os hábitos adquiridos podem ser estendidos após a recuperação, aumentando a produtividade no manejo e conferindo sustentabilidade ao negócio. Para isso, não faltam tecnologias que ajudam a recuperar as áreas degradadas e alternativas menos caras e igualmente efetivas, como os casos da integração lavoura-pecuária (ILP) e lavoura-pecuária-floresta (ILPF).

CLASSIFICAÇÃO DOS NÍVEIS DE DEGRADAÇÃO
  • Extremo: grandes erosões com assoreamento dos níveis de água.
 
  • Muito forte: Solo predominantemente descoberto, com sinais de erosão evidentes. Quantidade de capim quase inexistente.
  • Forte: Predominância de ervas daninhas com pouca quantidade de capim.
  • Moderado: Aparecimento de ervas daninhas e visibilidade do solo.
  • Leve: Quantidade de capim aceitável, mas com áreas do solo descobertas. Dificuldade de rebrotação.
SOLUÇÕES PARA RECUPERAÇÃO DE PASTOS DEGRADADOS
  • Simples

Pode ser feita somente a reposição da fertilidade do solo, sem o preparo da terra e replantio do pasto, mantendo os animais na área.
  • Integração Lavoura-Pecuária-Floresta
Agrega atividades no pasto a novas fontes de renda, que atendam o mercado e as características locais. Para essa prática, é necessário preparar o solo, corrigindo a acidez e os nutrientes.
  • Sivipastoril
A recuperação da área degrada é feita através do plantio de pastos e do manejo de alguma espécie florestal, podendo ter ou não o plantio de culturas agrícolas durante o desenvolvimento das árvores.
  • Pousio
É uma das soluções para recuperação de pastos degradados indicada para para produtores que precisam refazer a área de preservação permanente ou em casos de recuperação das margens de rios e córregos ou com declividade muito elevada.
A recuperação de pastos degradados deve ser uma preocupação do produtor e as soluções devem estar enraizadas na tradição do campo e no manejo das culturas. Com atitudes simples  no dia a dia e nas rotinas da propriedade é possível prevenir diversas formas de dano.
A Sementes Santa Fé trabalha desde 1995 na produção e comercialização de sementes. Para saber mais, entre em contato conosco ou solicite sua cotação.
 

PODEMOS AJUDAR ?

CELULAR

(62) 98147-0044