Capim Brachiaria: principais espécies, vantagens e por que apostar neste gênero
Originário da África, o Capim Brachiaria desembarcou no Brasil como uma planta indesejável, pois trata-se de uma forrageira invasora. No entanto, hoje em dia é visto como um componente essencial para a formação de pastagens em propriedades dos quatro cantos do país.

Isso se dá, em grande parte, por conta de suas características singulares — que contribuíram ativamente para o aumento da produção de gado leiteiro e de corte. Famoso por se espalhar com muita facilidade, são denominadas plantas invasoras porque comprometem o estabelecimento das gramíneas nativas.

Confira, a seguir, mais detalhes sobre os tipos de capins do gênero Brachiaria e suas principais utilizações.
 

Quais as principais espécies de brachiaria?

Com grande capacidade produtiva, as espécies de brachiaria ocupam uma fatia muito importante no setor da pecuária brasileira. Atualmente, há mais de 80 espécies desse gênero, contudo, apenas quatro delas concentram mais de 80% das pastagens que são cultivadas no país, sendo elas a brizantha, decumbens, ruziziensis e humidicola.

Continue acompanhando e confira as principais características de cada uma delas:
 

Brachiaria brizantha

Amplamente utilizada na maioria das propriedades rurais do país, a Brachiaria brizantha é uma espécie que apresenta excelente resistência a períodos de seca.
Formada por três cultivares (capim marandu, xaraés e piatã), elas se desenvolvem com maior facilidade, até mesmo em grandes altitudes, podendo chegar até 2 mil metros acima do nível do mar.

Por outro lado, analisando outros tipos de capins do tipo Brachiaria, a brizantha ou brizantão, como também é conhecido, exige muito mais de fertilidade do solo. Ademais, possui pouca tolerância a solos encharcados e a melhor época de semeadura corresponde ao período entre os meses de setembro e dezembro.
 

Brachiaria decumbens

Assim como a brinzatha, a Brachiaria decumbens é uma espécie também bastante comum no Brasil. Sua principal característica está associada à alta produção de massa verde, além de se tratar de um gênero que proporciona melhor desempenho na engorda dos animais.

Embora apresente menor resistência a longos períodos de estiagem, a decumbens se adapta muito bem a diferentes tipos de solo — e não é tão exigente em fertilidade quanto outras espécies. Por fim, a melhor época para semeadura compreende os meses de chuva.
 

Brachiaria ruziziensis

Popularmente chamada de Grama do Congo, a Brachiaria Ruziziensis é um tipo de gramínea muito aplicada para a engorda dos animais. Justamente por isso, seu uso é mais comum na formação de pastagens.

Em relação às outras espécies, possui melhor integração com diferentes tipos de culturas. Ademais, suas características se assemelham, em muito, com a Brachiaria decumbens. A principal diferença, porém, está relacionada à altura da formação do pasto e na melhor palatabilidade. Logo, reúne condições perfeitas para a recria e engorda de bovinos.
 

Brachiaria humidicola

Por fim, a Brachiaria humidicola fecha a nossa lista de principais espécies de capim brachiaria, embora possam haver outros. De pequena exigência quanto a fertilidade do solo, a humidicola é apropriada para qualquer tipo de solo, incluindo aqueles mais argilosos, encharcados, com baixa fertilidade ou alta acidez, por exemplo.

De ciclo vegetativo perene, a B. Humidicola pode chegar até 1,20m de altura e trata-se de uma espécie bastante resistente ao ataque de pragas, como as cigarrinhas-de-pastagens. Além disso, possui boa palatabilidade, digestibilidade e produtividade, podendo chegar a uma capacidade produtiva de 15 toneladas por ano a cada hectare cultivado.
 

Quais as vantagens do capim Brachiaria?

De rápida formação, os capins Brachiaria normalmente apresentam uma excelente cobertura do solo, ou seja, não indicam problemas em seu processo de estabelecimento. Ainda, essa espécie pode ser aplicada como forragem para os animais e na reestruturação de solos degradados. Consequentemente, tem também como vantagem a produtividade.

No entanto, pode-se observar outros benefícios em seu uso, dos quais se destacam:
  • tolerante a seca;
  • resistente a pragas, incluindo as cigarrinhas-das-pastagens e formigas cortadeiras;
  • persistentes, ainda que em manejo inadequado;
  • bem adaptável a terrenos com alto índice de pedriscos e cascalhos;
  • rápida rebrota, etc.


Por que utilizar este tipo de brachiaria, afinal?

Utilizar a Brachiaria em sistemas de produção podem contribuir para o aumento da resiliência dos solos, bem como sua produtividade — além de reduzir o impacto sobre a degradação do mesmo. Outro ponto importante é que o sistema radicular do capim Brachiaria pode favorecer um crescimento de quase 20% da disponibilidade hídrica no solo.

Por fim, esse tipo de capim pode gerar mais matéria orgânica, levando a uma produção adequada de carbono no solo. Portanto, como vimos, trata-se de uma espécie cujas vantagens são indiscutíveis, tanto para quem pretende criar animais no pastejo ou, simplesmente, estabelecer uma cobertura adequada para plantações.

O que achou deste conteúdo? Se está em busca de solução para melhorar sua produção, entre em contato conosco e garanta a melhor planta forrageira para sua pastagem.

PODEMOS AJUDAR ?

CELULAR

(62) 98147-0044