02/12/2019
Correção do solo
É preciso ter uma boa correção do solo, já que este é uma superfície natural renovável e está em contato direto com espécies vegetais, matéria orgânica etc, e que também é responsável por levar água e nutrientes aos cultivos.
É preciso ter uma boa correção do solo, já que este é uma superfície natural renovável e está em contato direto com espécies vegetais, matéria orgânica etc, e que também é responsável por levar água e nutrientes aos cultivos. 

Com isso, é necessário sabermos a constituição ideal do solo para a agricultura e como corrigirmos fatores adversos, tais como pragas, toxicidade das plantas, diminuição da disponibilidade de nutrientes e o pH abaixo da faixa exemplar de um solo bem tratado. 

Por isso, a correção do solo é um processo considerável, já que o ser humano se beneficia das atividades produtivas que o solo provém, e a qualidade dele é um fator influenciador para a produtividade de uma lavoura. 

Entre as principais dicas de como avaliar a qualidade do solo, realça-se:


• Indicadores químicos, físicos e biológicos;
• Observação direta da exposição do subsolo;
• Resposta da planta;
• O pH, salinidade;
• O estudo da densidade do solo. 

A qualidade do solo pode ser medida através de muitos desses indicadores que podem otimizar os resultados obtidos em plantios e lavouras. Entretanto, o mais importante é sabermos como fazer a correção do solo em um terreno mais degradado pela falta ou descuido destes principais itens mencionados. Para isso, citaremos algumas técnicas que podem ajudar a entender e a praticar a correção do solo. 

Técnicas para se corrigir a acidez do solo 

Sabe-se que a poluição das cidades provoca a ocorrência de chuvas ácidas que são levadas até o campo e acabam por prejudicar o solo de muitos agricultores e seus setores agrícolas. Além disso, o uso de fertilizantes de caráter ácido danificam o solo e afetam o rendimento de nutrientes. 

Sendo assim, de que maneira e, com quais preparos, poderíamos adquirir um solo fértil e que proporcione uma boa produtividade? A correção do solo é de extrema importância nesse processo e, dentre as técnicas mais utilizadas destacam-se: 

    #1 Calagem;

- Processo de adubar a terra com cal para corrigir a acidez do solo. 

    #2 Amostragem de solo;

- Faz uma estimativa da capacidade que um solo tem de fornecer quantidades necessárias de nutrientes que atendam às necessidades de uma plantação. 

    #3 Aplicação de calcário e gesso agrícola;

- O gesso agrícola, juntamente com o calcário, são capazes de reduzir os efeitos nocivos do alumínio e de elevar o pH. 

    #4 Implantação de uma nova espécie forrageira; 

- Pode ser utilizada em pastagem para o gado ou ainda, como forma de aumentar a produtividade e qualidade nutritiva do solo. 

    #5 Adubação de correção total;

- O fertilizante é aplicado todo de uma só vez e podem repor os nutrientes, melhorando a fertilidade e criando uma reposição no desenvolvimento das plantas que recebem. 

    #6 Gessagem; 

- Disponibiliza o cálcio e neutraliza o alumínio em maior profundidade

    #7 Fosfatagem; 

- Garante maior acesso a água e nutrientes, além de criar certa resistência à pragas e doenças, tornando o solo mais produtivo. 

    #8 Potassagem.

- É indicada para solos arenosos, pois fornece nutrientes e retém grande quantidade de ar e água. 

Principais benefícios da correção do solo

    Ao pensar em práticas corretivas do solo, planeja-se requisitos necessários para obtenção de sucesso desses desempenhos, visando os benefícios que estes procedimentos irão proporcionar ao solo e à agricultura. Dentre estes benefícios:  

    • Elimina a acidez do solo (eleva seu pH);
    • Melhora as propriedades físicas do solo;
    • Fortalece o sistema radicular das plantas;
    • Nutre as plantas;
    • Contribui para a produtividade de lavouras; 
    • Diminui os efeitos tóxicos do alumínio; 
    • Aumenta a eficiência dos fertilizantes;
    • Recupera pastagens desgastadas. 

Nós da Sementes Santa Fé comercializamos estes e outros produtos que podem ajudar você – agricultor -  a cultivar e a produzir uma lavoura bonita, saudável e bastante fértil, ou um campo com resultados de qualidade. 

Temos um time de especialistas pronto para te ajudar a escolher a melhor semente para o seu plantio, e entregadores aptos para te atenderem prontamente.  Entre em contato e conheça mais sobre nossos produtos.