Conheça os melhores tipos de capim para gado
Escolher bem o capim para gado é o primeiro passo para ter uma criação de alta capacidade produtiva. Dessa forma, para que os negócios sejam bem sucedidos e obtenham bons resultados, o produtor rural deve considerar todas as etapas da cadeia de produção, a começar pela escolha do tipo de capim para gado.

Os melhores tipos de capim para gado

• Brachiaria Brizantha


Também conhecida como Braquiarão, é uma forrageira de fácil manejo e alto índice nutricional, o que garante maior capacidade de produção. Esse tipo de capim para gado possui maior tolerância à umidade e resistência a cigarrinhas-das-pastagens.

• Brachiaria Decumbens


A Decumbens, também conhecida como Brachiaria Australiana, é bastante utilizada no Cerrado por ser resistente à seca e adaptar-se bem em solos ácidos e de baixa fertilidade. É uma forrageira muito agressiva, contribuindo para o controle de ervas daninhas, mas limita sua combinação com leguminosas. É altamente susceptível à cigarrinha das pastagens.


• Brachiaria Humidicola


Também chamada de Capim Agulha, é comumente utilizada no Pantanal e na região Norte, pois é bastante resistente a solos propícios a alagamentos, mal drenados e com umidade excessiva. Adapta-se muito bem a solos de pouquíssima fertilidade e apresenta baixa tolerância ao fogo.

• Brachiaria Ruziziensis


Esse tipo de capim para gado exige solos de fertilidade média a alta para se desenvolver. Possui boa palatabilidade e alta qualidade nutricional, sendo indicado para gado de recria e engorda. Além disso, é uma forrageira que possui média resistência ao frio e à seca e baixa tolerância à umidade. É recomendada para fenação.

• Panicum Maximum


A Panicum Maximum ou Capim Mombaça é uma forrageira de alta produtividade e qualidade, que possui grande flexibilidade para se adaptar a diversas condições climáticas. Além disso, é altamente aceitável pelos animais devido à sua palatabilidade e digestibilidade. Pode ser utilizada para silagem, mas não é adequado para fenação.

Dicas para escolher o melhor capim para gado


• Estabeleça os objetivos da pastagem, que pode ser cria, recria, engorda ou silagem.
• Avalie o clima da região para a melhor adaptação e aproveitamento da forrageira.
• Considere as características bromatológicas (composição química, valor nutricional, valor energético, propriedades físicas e químicas) de cada tipo de pastagem.

Agora que você já conhece os melhores tipos de capim para gado, conte com a ajuda da Sementes Santa Fé e faça o melhor investimento para o seu pasto.

PODEMOS AJUDAR ?

CELULAR

(62) 98147-0044