Etapas para preparação e manejo de pastagens

O início do ano é a época de formar o pasto e garantir seu bom estabelecimento. Depois de escolher a espécie forrageira, é necessário estabelecer e seguir todas as etapas para preparação e manejo de pastagens. 

Outros pontos importantes que precisam ser considerados são: preparar bem o solo, cuidar da semeadura e do primeiro pastejo e analisar objetivo do sistema de produção, potencial de investimento do produtor, clima da região, qualidade do solo e como a forrageira. 
 
Etapas para preparação e manejo de pastagens
  • Escolha do capim para os bois
Os bovinos preferem forrageiras com muitas folhas e poucos colmos, como paiaguás, piatã e marandu. Além dessas, também não indicadas: decumbens, humidícola, xaraés, Mombaça, Massai, Zuri e Tanzânia. 
 
  • Preparo do solo
Depois de escolher a forrageira, outro passo na preparação e manejo de pastagens é o solo. Ele deve ser protegido contra erosão, a vegetação indesejada deve ser retirada e o solo deve passar por análise para determinar o uso de corretivos. 
Além desses cuidados, é preciso fazer o controle de insetos e pragas, distribuir calcário e fósforo, arar, gradear, distribuir potássio e nitrogênio, fazer a gradagem niveladora e cuidar a umidade do solo.
 
  • Semeadura
A semente deve ser saudável, vigorosa e livre de contaminação por impurezas e pode ser plantada de três a cinco centímetros de profundidade. 
 
Depois de escolher a forrageira ideal para sua propriedade, conheça os produtos da Sementes Santa Fé
 
  • Primeiro pastejo 
A área que passou pela preparação e manejo de pastagens deve receber animais de 40 a 75 dias após a germinação da forrageira, quando a planta atinge cerca de 75% da altura superior indicada. 
Nessa etapa, o objetivo é eliminar o excesso de plantas da área e proporcionar uma cobertura de solo mais rápida. Com isso, os animais aproveitam melhor o alto valor nutritivo do pasto, resultando em uma boa produção animal por área e evitando o acamamento da forrageira.
 
Para mais dicas sobre como escolher a forrageira certa para sua área, leia esse texto
 
Acompanhe nossa página de Informativos para mais textos sobre preparo do solo, plantio, adubação e integração. Conheça também nossos produtos e faça sua cotação com nossos vendedores pelo site ou pelo número (62) 3291-7788.

PODEMOS AJUDAR ?

CELULAR

(62) 98147-0044