Manejo e irrigação: saiba como aumentar a produtividade animal durante a seca

Os sistemas de produção podem utilizar diversas forrageiras para a alimentação animal. Porém, as plantações sofrem influência de diversos fatores naturais, como temperatura, luminosidade e disponibilidade de água no solo. Por isso, fazer o manejo e a irrigação correta pode ajudar a garantir a produtividade durante o período de seca.

Manejo e irrigação de pastagens: características e utilizações

manejo e irrigação de pastagens costuma ser uma prática bastante utilizada em propriedades leiteiras brasileiras. Nessas condições, a forragem produzida possui alta qualidade nutricional, reduzindo a necessidade de alimentação suplementar e diminuindo o custo com elas.

Dicas para fazer manejo e irrigação

Manejo e irrigação de pastagens devem ser feitos de forma planejada, entendendo que a água é apenas um dos fatores determinantes para a produtividade. Por isso, ao pensar no sucesso da produção, é preciso garantir também luz solar, temperatura e nutrientes ao solo.

Em algumas propriedades, o número de animais durante o manejo e irrigação de pastagens deve ser aumentado, pois a quantidade de alimento disponível é maior e não pode ser desperdiçada. Para saber a recomendação ideal para a sua plantação, converse com um especialista.

Tipos de sistemas de manejo e irrigação mais utilizados

• Aspersão móvel: os tubos podem ser transportados para qualquer área;
• Aspersão fixa: os aspersores são instalados em locais fixos para que haja irrigação uniforme;
• Pivô central: método mais utilizado pelo fácil manejo e instalação.

Nas Sementes Santa Fé você encontra os melhores tipos de forrageiras para sua pastagem. Clique aqui agora para falar com a nossa equipe e solicitar um orçamento.

PODEMOS AJUDAR ?

CELULAR

(62) 98147-0044