Produtos

Aspas Leonardo Moura - Eng. Agr�nomo

"O Ruziziensis é considerado o que produz forragem de maior palatabilidade e de melhor qualidade para bovinos. Tem boa velocidade de rebrota. É indicada para bovinos e, embora eqüinos ovinos e caprinos a consumam, não é recomendada por problemas de fotossensibilização e níveis de oxalatos. Adapta-se a solos de fertilidade média a alta, média resistência ao frio, baixa tolerância a umidade e média tolerância à seca. Vegeta em vários tipos de solo. Tolera sombra. É resistente a cigarrinhas."

Sobre a semente

O capim Ruziziensis é uma gramínea perene, estolonífera, composta por rizomas curtos, talo piloso, folhas lanceoladas, de cor verde amarelada, inflorescência em forma de raques em fita e plana. 
 
A Ruziziensis tem bastante pelos em todas as partes da planta e pode ser feita em consorciação com leguminosas. É recomendada para pastoreio direto, fenação ou formação de palhada para plantio direto de culturas anuais, como soja e milho. Como cobertura morta em plantio direto, tem como vantagem a menor velocidade de decomposição, permanecendo sobre o solo por um período maior.
 

Detalhamento técnico

Para visualização completa, role para a esquerda.
Nome científico Cultivar Nome vulgar Utilização Ciclo vegetativo Forma de crescimento Altura Fixação de Nitrogênio
Brachiaria ruziziensis Ruziziensis Ruziziensis Pastoreio e fenação Perene Crepitoso 0,8 a 1,2m -

Fertilidade do Solo Precipitação pluviométrica
Média >900 mm
Digestibilidade Palatabilidade Teor de proteína na matéria seca Produção de forragem
Média Média 6 a 12% 10 a 14 ton ms/ha/ano
Tolerância à seca Tolerância à frio Umidade Resistência à cigarrinha
Alta Média  Média Alta (Notozulia e Deois) e Média (Mahamarva)

Solicite uma cotação rápida