
Houve o tempo em que a braquiária era usada apenas para a alimentação do gado. Mas sua função vai muito além disso. Ela tem um enorme valor tanto na agregação quanto na restruturação do solo. Veja a seguir!
Normalmente as chuvas acontecem entre os meses de outubro/novembro a março/abril, aliadas às temperaturas mais elevadas e a maior quantidade de horas de luz por dia. Ou seja, pouca chuva e muita estiagem.
E é exatamente neste contexto que entra a necessidade do capim braquiária. Principal espécie de ferrageiras resistentes a seca.
Características do capim braquiária
· São forrageiras com alta produção de massa seca;
· Suas principais espécies são estoloníferas (plantas que possuem caules aéreos);
· Tem uma ótima adaptação a vários solos;
· São resistentes a doenças e se propagam bem durante todo ano.
Braquiárias mais usadas no Brasil
· Braquiária Decumbens
Bastante palatável, tem baixa resistência a seca e é encontrada na região norte, nordeste e sudeste. Tem um crescimento prostrado e de formação rápida. Adapta-se bem em diversos solo e não exige fertilizante.
Bastante usada no cerrado ela tem uma enorme capacidade de cobrir o terreno e impedir erosões, por isso é muito usada em encostas.
Sua desvantagem está na pouca resistência de ataques de cigarrinha.
· Braquiária Mutica x Radicans
Consiste no cruzamento da Braquiária Mutica com a Braquiária Radicans que deu origem ao Capim Pangola é indicada para regiões chuvosas e de solos encharcados.
Ela é plantada através de mudas.
· Braquiária Brizantha
Com boa resistência à seca, ela é muito utilizada no Brasil. Ela é considerada uma braquiária exigente. Não resiste a solos encharcados, no entanto sobrevive bem em solos ácidos.
Ela é bem resistente à cigarrinha, o que lhe garante uma vantagem. Serve bem como tapume e produz uma boa fração de massa verde.
· Braquiária Radicans
Muito tóxica, ela é já chegou a ter sua comercialização proibida na década de 70 pelo Ministério da Agricultura. É indicada para regiões de várzea.
Dona de uma certa agressividade ela domina totalmente o ambiente que invade.
· Braquiária Humidicola
Sua origem é da África Equatorial e consegue se desenvolver espontaneamente na região da Amazônia.
Sua vantagem é a produção de fortes estolões com a alta habilidade de enraizamento, promovendo rápida cobertura do solo, que o protege e, ainda, compete com as pragas.
· Braquiária Ruziziensis
Também de origem africana é bem aceita pelos animais, sendo indicada para a criação de bovinos para engorda e fenação.
Tem uma grande vantagem quando se trata de cobertura do solo.
Diversos agricultores têm usado a Ruziziensis para o cultivo de soja.
Esperamos que tenha compreendido bem sobre o uso do Capim Braquiária e qual a melhor espécie para a sua necessidade. E se ainda tem dúvidas entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em atendê-lo.