Outono: Confira aqui os cuidados com o gramado!
O outono é um período em que os cuidados com o gramado devem ser redobrados. Com a temperatura baixando, a grama fica mais vulnerável, portanto é preciso tomar alguns cuidados. Confira!
O outono é a estação em que o clima começa a esfriar e, portanto, alguns cuidados são necessários em relação às plantas e também aos gramados. Alguns lugares do país são mais frios, sendo que podem até mesmo contar com geada e neve, desta forma, os cuidados com o gramado são essenciais para mantê-lo sempre bonito e saudável.

Existem diversos tipos de gramas sendo algumas mais macias e comumente utilizadas em paisagismo ou mesmo em jardins residenciais ou públicos. Um exemplo é a grama esmeralda que consegue suportar temperaturas diversas e é bem resistente ao pisoteamento. Existem também aquelas direcionadas ao pasto e a campos esportivos.

Neste sentido, é importante conhecer qual é o tipo de grama para que os cuidados apropriados sejam tomados. Aquelas espécies resistentes aos diversos tipos de temperatura são mais aptas a sobreviverem ao frio ou ao calor intensos. 


O que acontece com o gramado em períodos mais frios?

Cada ser vivo no planeta possui períodos propícios a cada etapa, seja mineral, animal ou vegetal. Sendo assim, a grama também possui suas etapas que se modificam com as estações e o clima ao longo do ano. No outono, com o clima mais fresco e começando a esfriar, os cuidados com o gramado devem ser redobrados.

O Brasil é um país de clima muito diverso, se em alguns estados o frio é intenso e contínuo, em outros as temperaturas permanecem altas. Em todo caso, na maior parte do país, as temperaturas caem e o outono é o momento em que a grama começa a diminuir o ritmo de crescimento.

No inverno, a grama fica dormente. É muito comum entre as espécies de animais que o inverno seja o momento de descansar e guardar a energia para sobreviver. Com a grama é a mesma coisa. No inverno existe o período de dormência vegetativa, onde o crescimento diminui a um mínimo.


Quais são os cuidados com o gramado no outono?

Se no inverno a grama diminui o crescimento a um mínimo para poupar energia, no outono ela já inicia esse processo de preparação para que sua sobrevivência seja a prioridade. Ainda que a própria grama possua em seu código genético as etapas a serem seguidas, é preciso prevenir doenças e fungos que podem acometê-la durante o outono. Confira a seguir algumas dicas!


Deixe o gramado com corte uniforme

O corte da grama é um aparte muito importante nos cuidados com o gramado, afinal, o outono e o inverno são estações com temperaturas mais baixas e o corte pode ser determinante na sobrevivência da grama.

O tamanho ideal é de 3 a 4 centímetros para que a grama possa armazenar mais calor. Desta forma, é importante deixar o gramado com o corte uniforme para que não existam espaços de super absorção de água e outros em que a umidade não chega.


Não deixe os excessos da grama cortada

Outro grande problema que deve ser evitado nos cuidados com o gramado é deixar excessos de grama cortada no mesmo local. A cobertura das gramas mortas pode fazer com que fungos se acumulem e acabem danificando o gramado

Para retirar os excessos é importante usar um garfo apropriado para que as folhas não sejam danificadas. Assim, com a retirada da grama morta, o gramado consegue respirar e renovar o ar dificultando a ação de algum fungo nas folhas.


Cuidado com as ervas - daninhas

Ervas - daninhas são perigosas em qualquer estação, porém, com a temperatura baixa elas podem proliferar e enfraquecer a grama. Assim como a grama morta, as ervas-daninhas fazem com que o ar tenha dificuldade em circular entre as folhas.

É indicado retirar com as próprias mãos, afinal, é possível arrancá-las pela raiz sem danificar o gramado, além de prevenir que elas voltem a nascer. Folhas mortas que caem de árvores também devem ser retiradas para evitar a proliferação de fungos e bactérias.


Regue com cuidado

A rega nesse período também deve ser cuidadosa. Não é bom deixar a grama muito úmida, pois ela pode enfraquecer. O momento mais propício do dia para regar o gramado é nos períodos em que o sol apresenta mais força, como o meio-dia ou na parte da tarde com mais calor.

Para escolher a melhor grama com sementes de qualidade, entre em contato com a Sementes Santa Fé e solicite um orçamento!

 

PODEMOS AJUDAR ?

CELULAR

(62) 98147-0044